terça-feira, 18 de agosto de 2009

Uso abusivo de álcool & Músculos Esqueléticos: Eles realmente não têm “química”!




O álcool etílico é a droga mais usada e da qual hás maior abuso no mundo. Ele é consumido nas bebidas alcoólicas (cerveja, vinho, destilados). Em bebedores ocasionais, um nível de álcool sanguíneo de 200mg/dl produz embriagues, coma e morte. Consumidores habituais podem tolerar níveis sanguíneos de álcool de até 700mg/dl. Essa tolerância metabólica é explicada, parcialmente, pela indução cinco a 10 vezes maior da enzima metabolizadora de xenobióticos CYP2E1 do citrocromo P-450. Tal indução aumenta o metabolismo do etanol. Este metabolismo é diretamente responsável pela maioria de seus efeitos tóxicos.
Entre estes efeitos tóxicos, estão os relacionados com o sistema esquelético: a toxidade direta do etanol pode lesar os músculos esqueléticos, do qual resulta fraqueza muscular, dor, e degradação da mioglobina, ocasionando efeitos negativos à cinética humana.



Use bem a cabeça antes de ingerir o primeiro gole, depois você poderá está intoxicado e não se responsabilizar pelos seus atos e movimentos, isto é, se conseguir realizá-los!

Um comentário:

  1. Verdade. Se for depender da consciência de quem ingeriu álcool na tomada de decisões, a sociedade tá é perdida.
    O uso de álcool não é fácil de controlar, até mesmo porque quem experimenta os efeitos do álcool acaba gostando e se acostumando com eles.

    É importante que façamos uma ampla discussão dos efeitos nocivos desta substância tão amplamente utilizada em nosso meio.

    ResponderExcluir