terça-feira, 11 de agosto de 2009

ÚLCERAS DE PRESSÃO



Úlceras de pressão, de decúbito ou “escaras” são lesões que acometem o tecido cutâneo, levando à sua destruição parcial ou total. São comuns em pacientes acamados por longo período e privados de movimentos, ocasionando um quadro de compressão, lesão isquêmica e conseqüente destruição tecidual (Moura, Silva & Godoy).
As escaras podem ser classificadas de acordo com o grau de comprometimento tecidual, atualmente existem quatro graus, sendo que quanto maior for a lesão maior vai ser o grau de classificação.
A prevenção é a melhor forma de evitar o surgimento desse tipo de lesão, e medidas simples podem ser implementadas. O tratamento é com auxílio de medicamentos tópicos, utilizados após limpeza completa do ferimento, controle do estado nutricional do paciente e aplicações com laser de baixa intensidade que aceleram a cicatrização da lesão (Moura, Silva & Godoy).

Um comentário:

  1. O capítulo 25 do livro Abordagem Multiprofissional do Tratamento de Feridas (Jorge & Dantas, 2003)é destinado especialmente aos fisioterapeutas (O Fisioterapeuta na prevenção e no tratamento das úlceras de pressão).

    A prevenção das úlceras de pressão inclui diversas medidas:

    1. A pele deverá ser limpa no momento que se sujar. Evite água quente e use um sabão suave para não causar irritação ou ressecamento da pele. A pele seca deve ser tratada com cremes hidratantes de uso comum.

    2. Evite massagens nas regiões de proeminências ósseas se observar hiperemia, manchas rochas ou bolhas, pois isto indica o início da úlcera de pressão e a massagem vai causar mais danos.

    3. Se a pessoa não tem controle da urina use fraldas descartáveis ou absorventes e troque a roupa sempre que possível.

    4. O uso de um posicionamento adequado e de técnicas corretas para transferência da cama para a cadeira e mudança de decúbito pode diminuir as feridas causadas por fricção. A pessoa precisa ser erguida ao ser movimentada e nunca arrastada contra o colchão.

    5. As pessoas que não estão se alimentando bem precisam receber uma complementação alimentar pra que não fique com deficiências que possam levar a pele a ficar mais frágil.

    6. A mudança de posição ou decúbito deve ser feita pelo menos a cada duas horas se não houver contra-indicações relacionadas às condições gerais do paciente. Um horário por escrito deve ser feito para evitar esquecimentos.

    7. Travesseiros ou almofadas de espuma devem ser usados para manter as proeminências ósseas (como os joelhos) longe de contato direto um com o outro. Os calcanhares devem ser mantidos levantados da cama usando-se um travesseiro sob a panturrilha.

    8. Quando a pessoa estiver na posição lateral, deve-se evitar a posição diretamente sobre o trocanter maior do fêmur.

    9. A cabeceira da cama não deve ficar muito tempo na posição elevada para não aumentar a pressão na região sacral, levando ao desenvolvimento da úlcera de pressão.

    10. Se a pessoa estiver sentada em cadeira de rodas ou poltronas use uma almofada de ar, água ou gel, ou almofadas com orifício central, pois elas favorecem uma melhor distribuição da pressão pelas partes moles, evitando a formação de feridas. Para a pessoa debilitada, toda posição prolongada levará a um risco aumentado de úlcera de pressão. Nenhum dispositivo será eficiente, nem mesmo as sugestões apresentadas.

    11. Use aparelhos como o trapézio, ou o forro da cama, para movimentar (ao invés de puxar ou arrastar) a pessoa que não consegue ajudar durante a transferência ou nas mudanças de posição.

    12. Use um colchão especial que reduz a pressão, como o colchão de ar ou o colchão d'água. O colchão caixa-de-ovo aumenta o conforto mas não reduz a pressão, pois as densidades de espumas existentes no mercado não são favoráveis para evitar as feridas; atualmente, o que encontramos com preços acessíveis são colchões com densidade 28, quando o necessário seriam as densidades acima de 38. Para a pessoa que já tem a úlcera, o adequado é o colchão de ar ou água.

    13. Evite que a pessoa fique sentada ininterruptamente em qualquer cadeira ou cadeira de rodas. Os indivíduos que são capazes devem ser ensinados a levantar seu peso a cada 15 minutos; aqueles que não o conseguem devem ser lenvantados por outra pessoa ou levados de volta para a cama.

    ResponderExcluir