quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PSEUDOARTROSE



Pseudoartrose é a não consolidação de uma fratura. Após um trauma ou fratura, um tratamento é feito com o objetivo de que as partes de um osso tornem a se unir ou soldar.
Quando isso não acontece, surge então o problema da pseudoartrose.
Também definida como falsa articulação, a pseudoartrose caracteriza-se então pela falta de consolidação óssea em relação a uma fratura ou mesmo a uma artrose, de acordo com o Hospital das Clínicas da FMUSP.
Caso a fratura não seja detectada e a pessoa continue fazendo movimentos, e caso não seja estabilizada logo após sua ocorrência, podem ocorrer deformidades, encurtamento do osso e, consequentemente, dos membros, além de rigidez articular e dor.

A pseudoartrose sempre necessita de tratamento e geralmente é necessária uma intervenção cirúrgica para corrigir o problema. Existe um tratamento com ultrassom, em que o calo ósseo é estimulado.
Dentre as formas de tratamento mais indicadas para curar a pseudoartrose o tratamento com ultrassom (Dr. Mauro Bosi).
Em geral, como uma fratura provoca dor intensa no indivíduo, este tende a procurar ajuda médica o mais rápido possível, o que acaba sendo benéfico. O mais importante é prevenir a pseudoartrose, tratando corretamente as fraturas desde o seu início. (Dr. Mauro Bosi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário