quarta-feira, 26 de agosto de 2009

LESÕES EM ACADEMIAS

A cada dia academias do mundo inteiro desenvolvem exercícios e atividades cada vez mais inovadoras para o tratamento do corpo, onde unem práticas aeróbias com pesos, aparelhos de última tecnologia e assim por diante. Porém, junto com estas inovações, cresce também o número de problemas físicos ocasionados por situações diversas, tais como má aplicação do exercício, falta de formação especializada na área e até mesmo a falta de estudos científicos sérios nos quais as atividades aplicadas possam estar embasadas.

Sobrecarga de peso nos aparelhos de musculação, somado a posição inadequada nos mesmos é outro grande desencadeador de lesões. É sempre importante fazer exercícios preventivos, no sentido de fortalecer músculos, tendões e ligamentos, preparando o seu corpo para a atividade. Respeitar as limitações da estrutura corporal é um pré-requisito importante para se ter sucesso na academia.

As lesões mais frequentes na academia localizam-se nas articulações do joelho e ombro. A condromalácea patelar, a tendinite e dores localizadas nas vértebras lombares são alguns exemplos de problemas gerados pela prática incorreta. Alguns exercícios são excelentes para prevenir esses tipos de lesões e deveriam ser obrigatórios no programa de treinamento.

A articulação do joelho agüenta pesos exagerados, séries de exercícios contínuas e o impacto, mas ao mesmo tempo ela é vulnerável, por não ser protegida por muitos músculos. Sendo que é a maior articulação do corpo, e sua estrutura é bastante complexa por estarem envolvidos de ligamentos, meniscos e tendões.

Existem duas causas de dor nesta região: um problema local, ou seja, quando uma ou mais estruturas da articulação apresentam algum defeito congênito ou causado por traumas, ou porque há inchaço ou inflamação articular, devido a vários estímulos inadequados.

O problema mais comum são as entorses, que podem gerar lesões no menisco e ruptura de ligamentos.

As tendinites também são comuns e provocadas por trauma ou por esforço físico e são caracterizadas pelo desgaste dos tendões. O principal sintoma é a dor localizada, principalmente após os exercícios.
Ao invés de fazer bem para a saúde, os exercícios em academias podem acabar se tornando um caminho fácil para diversos problemas.

Um comentário: