quinta-feira, 27 de agosto de 2009

REMO OU CANOAGEM? Qual o mais "perigoso"?



Remo é um esporte bem mais intenso do que parece!

O motivo? O remo, como você mesmo imaginou, é um esporte que trabalha uma quantidade maior de grupamentos musculares que a canoagem. Não posso descrever toda a cinesiologia e a biomecânica do remo, mas posso citar aqui o seguinte:

Lista de músculos trabalhados durante uma simples remada:

Tronco e Abdome: Reto abdominal, trapézio, serrátil anterior, eretores da espinha, grande dorsal, peitoral maior, peitoral menor, rombóides.

Ombro e Membro Superior: Tríceps braquial, flexores dos dedos e do polegar, flexores do punho, deltóide, supra-espinhoso, coracobraquial, bíceps braquial, infra-espinhoso, subescapular, redondo maior, redondo menor, braquial, braquiorradial, flexor e extensor ulnar do carpo, pronador redondo.

Quadril e Membros Inferiores: Iliopsoas, sartório, glúteos, isquiotibiais, gastrocnêmio, tibial anterior, quadríceps femoral, sóleo.

A canoagem exige menor esforço da musculatura da coluna vertebral e menos ainda da musculatura do quadril e dos membros inferiores. Tanto que as contusões observadas nos membros inferiores dos canoístas estão mais relacionadas a traumatismos diretos e conseqüências de adotar uma posição estática por período prolongado.

No remo:

1 – Joelhos : A condromalácia patelar e a fricção do trato iliotibial são as mais comuns. Traduz-se a primeira pelo atrito da patela com o fêmur, que é doloroso. A segunda se trata do atrito de uma faixa tendinosa chamada trato iliotibial com a face lateral superior do joelho.

2 – Coluna : Sobrecarga muscular causando lombalgia é a afecção mais comum. Muito cuidado deve ser tomado para a lesão não evoluir para hérnias discais ou uma espondilolistese (leia-se : Uma vértebra escorrega sobre a outra)

3 – Arcos costais : Podem acontecer fraturas por estresse, por causa da força intensa da musculatura sobre a costela. Mas curam sem seqüelas

4 – Punho : Tendinite dos extensores do punho é comum, pela força que é feita.

5 – Mãos : Calosidades, bolhas, ferimentos.

Citei as mais comuns. Outras são possíveis, mas ocorrem em menor escala.

Na canoagem:

1 – Punho : Também a tendinite dos extensores do punho é a mais comum.

2 - Ombro : Lesão que não ocorre com tanta freqüência no remo, a síndrome do impacto e as luxações do ombro, dada a dinâmica mais intensa de movimentos na canoagem, são mais comuns.

3 – Coluna : Lesões e contraturas muscularesp

4 – Pelve e membros inferiores : Como já falei anteriormente, nestes casos a lesão é mais conseqüência de traumatismos diretos ou de pressão das paredes da canoa sobre o corpo. Pode haver compressão do nervo ciático pela pressão excessiva de estar muito tempo sentado, calosidades, bursite peripatelar, etc.

Escolha o que você achou menos perigoso e divirta-se!

Um comentário:

  1. A canoagem é menos perigoso, por expor uma quantidade menor de musculatura e articulações ao desgaste, levanto em conta que a técnica esteja correta.

    ResponderExcluir