sábado, 22 de agosto de 2009

Nadadores e as lesões no ombro



  • Nadadores e as lesões no ombro

Um dos problemas mais comuns em nadadores e triathletas é o chamado "ombro do nadador", uma condição causada por sobrecarga que resulta em tendinite do manguito rotador (supraespinhoso) e/ou bíceps ou bursite subacromial. Em várias ocasiões é diagnosticado uma síndrome do impacto e que em nadadores jovens deve-se pesquisar como uma microinstabilidade ou instabilidade do ombro como causa primária. Muitos nadadores iniciam a prática deste esporte por volta dos sete anos de idade e com exigências cada vez maiores. Além das sessões de natação, o treinamento de força muscular aumenta o trabalho no ombro dos praticantes de alto rendimento. A condição de impacto da bolsa subacromial, do supraespinhoso e do tendão do bíceps, contra o acrômio é alta. Esta condição causa sobrecarga e microtrauma nos nadadores que leva ao desenvolvimento de instabilidade no ombro (falência progressiva dos ligamentos e cápsula). A irritação continuada do supraespinhoso pode causar uma diminuição do espaço subacromial causando, secundariamente, impacto e a possibilidade de bursites de repetição. Técnicas novas, nos nadadores, procuram evitar este impacto para que sejam minimizados os seus efeitos, tais como manter o cotovelo em um plano mais alto na fase de recuperação do movimento, deixando a mão na altura da crista ilíaca. Ao contrário da coxa, como normalmente é feito diminuindo o impacto do manguito no espaço subacromial. Também a diminuição do tempo de treinamento com "hand paddles" que aumentam a resistência da água e que exacerbam a dor nos ombros. Alongamentos de toda a musculatura dorsal, principalmente dos rombóides, ao invés da cápsula posterior, e reforço dos estabilizadores da escápula mantêm um movimento mais apropriado e seguro para o ombro. Repouso adequado para uma reabilitação completa é extremamente importante, buscando alternativas de treinamento que não sobrecarreguem a articulação, como bicicleta, por exemplo. O tratamento fisioterapêutico é essencial. Deve ser baseado no reforço dos rotadores externos e estabilizadores da escápula. O tratamento cirúrgico é raramente indicado e é reservado sempre para os casos em que o tratamento conservador não resolveu o problema.

2 comentários:

  1. Para pessoas que querem ter essa profissão eles tem que se informar e ter consciência dos problemas que eles podem ter?
    E pode ter casos que não tem cura?

    ResponderExcluir
  2. Neste texto, podemos verificar a importância dos conhecimentos presentes em disciplinas básicas tais como Anatomia e Patologia.

    Ainda, podemos entender que o FISIOTERAPEUTA tem que ser muito crítico e reflexivo para compreender todo o jogo de equilíbrio necessário para o acompanhamento de um atleta.

    Parabéns.

    Tentanto responder a pergunta de KILDARY. para quem quer seguir esta profissão é essencial o acompanhamento por profissionais especializados, infelizmente ainda poucos no Brasil. Um educador físico e o fisioterapeuta, por exemplo, são necessários, para que o atleta possa realmente ter um bom desempenho, e não sofrer lesões incapacitantes.

    ResponderExcluir