segunda-feira, 10 de agosto de 2009

DRIBLES PERIGOSOS



Como o futebol caracteriza-se pelo intenso contato físico, movimentos curtos, rápidos e não contínuos, tais como aceleração, desaceleração e mudanças abruptas de direção, as lesões traumáticas são cada vez mais presentes.
Em se tratando de atletas, as lesões esportivas podem ser descritas como uma síndrome dolorosa que atue impedindo-os de desempenhar suas atividades esportivas, ou ainda, prejudicando seu desempenho. As principais lesões são as musculares, ósseas, meniscais e ligamentares.
Vale salientar que dependendo do tipo de lesão, o atleta demora mais a se recuperar, ou não. As lesões mais freqüentes são as musculares, a exemplo, as conhecidas como estriamento muscular. Este é classificado como lesão muscular indireta, pois a energia do trauma não ocorre diretamente na área muscular que se encontra anatomicamente alterada; é causada por um alongamento das fibras musculares, além do seu estado fisiológico, ou pode ser resultante de uma contração muscular excêntrica em determinado movimento esportivo, como, por exemplo, o movimento de contração dos isquiotibiais que molduram a contração concêntrica do quadríceps durante um chute no futebol. A lesão menos comum é a meniscal. Esta, em relação às outras, demanda maior tempo no tratamento, deixando os atletas longe dos campos por mais tempo; em alguns casos, o período de reabilitação passa de seis meses, acarretando prejuízos ao clube, mas principalmente ao atleta, que se encontra em um estado de inatividade física.

Um comentário:

  1. Em um início de estudo de patologia, em que analisamos a questão das causas e mecanismos das lesões celulares e tissulares, é importante encontrar sentido do assunto estudado na prática profissional presente ou futura.

    De fato, devemos tentar fazer uma reflexão de quais os mecanismos pelos quais ocorrem as lesões devido a estiramento muscular, ósseo, ligamentar.

    Observe-se que no caso do estiramento muscular há um grande alongamento, mas não há ruptura de fibras musculares.

    Na apostila de fisiopatologia II da Escola de Massoterapia SOGAB pode-se encontrar uma análise inicial.


    O número maior de células inflamatórias que aparecem no local da lesão pode ser resultado da quimiotaxia das células inflamatórias do sistema circulatório para o local da lesão e da mitogênese dessas células, que, normalmente, estão no músculo em estado inativo. A lesão primária representa o resultado de um traumatismo que lesa diretamente as próprias células, enquanto a lesão secundária (ou hipóxia secundária) é desencadeada pela resposta do organismo ao traumatismo. Essa resposta inclui redução do fluxo sangüíneo para a região traumatizada como resultado da vasoconstrição, que reduz a quantidade de oxigênio para a área lesada. Assim sendo, ocorre a morte de células adicionais em virtude da hipóxia secundária. Essas células mortas se organizam e formam o hematoma.

    A degeneração ou a morte celular perpetua a liberação de poderosas substâncias capazes de induzir alterações vasculares. A mais comum dessas substâncias é a histamina, que eleva a permeabilidade capilar e permite a saída de líquido e de células sangüíneas para os espaços intersticiais.

    Não havendo lesão, o plasma e as proteínas do sangue saem dos capilares por osmose e difusão e penetram nos espaços intersticiais, sendo reabsorvidos. No entanto, o traumatismo acarreta o aumento da permeabilidade capilar como resultado da liberação de enzimas celulares, permitindo que o plasma e as proteínas do sangue possam penetrar nos tecidos circundantes.

    ResponderExcluir