sábado, 3 de outubro de 2009

Necrose.


A necrose é sempre um processo patológico e desordenado de morte celular (diferente da apoptose) causado por fatores que levam à lesão celular irreversível e conseqüente morte celular. Alguns exemplos destes fatores são hipóxia/isquemia, agentes químicos tóxicos ou agentes biológicos que causem dano direto ou desencadeiem resposta imunológica danosa, como fungos, bactérias e vírus. A necrose pode ser diferenciada em vários tipos, e cada um está associado a determinado tipo de agente lesivo e determinadas características teciduais após a necrose.



Essa imagem foi fotografada por Ingrid Medeiros, dona desta 'unha patológica'. Ingrid Medeiros é fotógrafa amadora, por enquanto, e colaboradora do Patologias e Movimentos.

2 comentários:

  1. A foto está excelente, e representativa. A necrose é irreversível, mas as células vizinhas não tardam em, mediado por inflamação, realizar a regeneração (e reposição) do tecido perdido. Tá certo, que os sinais cardinais devem está atrapalhando a função, mas cessados os estímulos, serão apenas lembranças. O novo tecido vai restabelecer toda a beleza deste dedinho. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual é o método de cura desta necrose? Antibióticos? Remoção do tecido?

      Excluir