domingo, 4 de outubro de 2009

Alcoolismo


O alcoolismo é uma doença crônica que consiste no consumo compulsivo de álcool, fazendo com que o individuo se torne cada vez mais tolerante a ele, tendo crises de abstinência quando não o tem. Esta se caracteriza por meios de tremores, irritabilidade, náusea, ansiedade, taquicardia e pupilas dilatadas.

Não se sabe precisamente sobre a relação entre o alcoolismo e a hereditariedade, entretanto é de conhecimento que esta existe: um individuo tem quatro vezes mais chances de ter problemas alcoolicos se seus pais também tem este problema.

O alcoolismo não de dá de forma imediata. Geralmente se torna um habito, tomando um papel de destaque na vida do sujeito. Embriaguez, alterações drásticas de humor e, após o evento, "ressaca moral" vão se tornando cada vez mais frequentes: casos sucessivos de abuso do álcool.

Beber pela manhã com frequência, tentar sem sucesso para de beber por um semana ou mais, sentir ressentimento das pessoas que tentam aconselhar a esta temática, problemas no lar por causa da bebida, não se lembrar de certos momentos que ocorreram em quanto fazia o uso do álcool dentre alguns outros sintomas, podem indicar o alcoolismo em potencial ou propriamente dito.

Em nosso país, cerca de 15% sofre deste mal que pode, em longo prazo, causar doenças como câncer de boca, língua, fígado e outras regiões do sistema digestorio, danos cerebrais irreversiveis, problemas no sistema cardíaco, malformações, em caso de alcoolicas gestantes, e diminuição de produtividade no trabalho.

O diagnóstico para alcoolismo consiste em entrevistas com o individuo e pessoas próxima, além de exame físico. De acordo com o grau de dependência e estado de saúde em que se encontra, o tratamento é indicado. Como na maioria dos casos a pessoa não reconhece a sua doença, a internação, é geralmente, necessária. Psicoterapia é sempre indicada, a fim de evitar recaídas e tratar a dependência psicológica ou motivos que levaram a pessoa a fazer o uso abusivo do álcool, como fatores existenciais.

Um comentário:

  1. Olá! Parabéns pelo blog! Somos da rede Agentes Multiplicadores, que disseminam pela internet informações para prevenção às drogas. Conheça nosso blog www.agentesmultiplicadores.com.br e as redes sociais da qual fazemos parte. Seria muito importante ter vocês com a gente.
    Atenciosamente,
    Fernando Moraes
    Agentes Multiplicadores

    ResponderExcluir