domingo, 4 de outubro de 2009

Aspectos Gerais do Câncer


O termo câncer procede de uma comparação entre a morfologia de um caranguejo, cuja as patas articuladas deste crustáceo manifestam aparência com as projecções tutorais, penetrando em diversos tecidos do corpo. A essa capacidade disseminadora de forma imperceptível ao sistema de defesa do organismo, caracteriza o estado de metástase.


Sendo a origem de um processo tumoral associada à multiplicação anómalas das células em discordancia a qualquer controle orgânico de ordem genética, ocasionando o surgimento de uma mutação proporcionada devido alteração na estrutural de um gene, podendo ser: uma translocação, uma inversão ou uma delação de nucleotideos.


De modo geral é uma doença com desenvolvimento progressivo, afectando a capacidade funcional das células, tecidos e órgãos atingidos, podendo levar anos até que o tumor alcance a proporção de um nodulo considerável, ou tamanho relativo a 1cm3, coincidindo na maioria dos casos com a dimensão quando costuma ser identificado por meio de auto-exame.

PRINCIPAIS CAUSAS DO SURGIMENTO DE UM CÂNCER
  • Substancias químicas, por exemplo, conservantes alimenticios e defensivos agrícolas

  • Exposição demasia a radiação, por exemplo, ultravioleta

  • Causas virais, por exemplo, câncer no fígado motivado pelo vírus da hepatite B

  • Proporções de natureza hereditária associadas a condicionantes ambientais, por exemplo, stress, podendo ocasionar no aparecimento de câncer no pâncreas

  • Entre outros fatores como o estilismo e o tabagismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário