domingo, 4 de outubro de 2009

Artrite Reumatóide






A Artrite Reumatóide é uma das doenças reumáticas mais graves.


A artrite é uma doença articular cronica, em que o sistema imunológico ataca o tecido que reveste e protege as articulações (membrana sinovial), causa inflamação e desencadeia um processo de erosão de cartilagens, ossos e ligamentos, que são destruídos com o tempo, daí que, quando não se consegue parar a inflamação, possam surgir deformações.


Trata-se de uma doença mais frequente nas mulheres do que nos homens, numa proporção de três para um, com dois picos de incidência. Um por volta da 4ª a 5ª décadas da vida e, depois, nas pessoas mais idosas, a partir de 65 anos, onde a prevalência continua a ser predominante nas mulheres, mas já em uma relação menor.


Essa doença é possível iniciar de forma subta ou mais lenta, a sentir dores e dificuldades de movimento. As mãos, pés, joelhos ou cotovelos ficam dolorido e inchados e o movimento torna-se, de fato, difícil. Quando isso acontece, podemos está perante uma das doenças reumáticas mais graves - a artrite reumatóide, que afeta mais de cinco milhões de pessoas, em todo o mundo.


Embora se desconheça as causas desta doença, existem múltiplos fatores associados aos indivíduos atingidos por artrite reumatóide. Os geneses, parecem determinar, inicialmente,quais são as pessoas cujo sistema imunológico é mais susceptível de ser atacado pela doença. Assim, fatores infecciosos, hormonais ou ambientais poderão contribuir para que um individuo que possua uma certa susceptibilidade, geneticamente determinada, possa vir a desenvolver esta patologia.

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?

    Antes de mais nada, gostaria de me apresentar: meu nome é Vitor e sou colaborador do blog www.diamundialdaar.com.br. Não sei se você conhece, mas o Dia Mundial de Conscientização sobre a Artrite Reumatóide é resultado da parceria da SBR – Sociedade Brasileira de Reumatologia e da farmacêutica Roche.

    Além disso, o Dia Mundial conta com a participação das sociedades locais de reumatologia e associações de pacientes. Ele acontecerá no dia 12 de outubro em seis cidades: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Petrópolis, Florianópolis e Vitória.

    Para aumentar a visibilidade da iniciativa criamos o blog AR. O nosso principal objetivo é promover uma discussão sobre o assunto na web. Durante a campanha, vamos publicar diversas novidades para este ano, que tem como mote “Vamos trabalhar juntos” e uma cobertura completa das ações que serão realizadas

    Como você já publicou post sobre esse assunto, gostaria de convidá-lo a contribuir também para o nosso espaço. Se você tiver algum material para divulgar no blog é só me enviar. O espaço é colaborativo e aberto à qualquer pessoa. Fique também à vontade, se for do seu interesse, divulgar a iniciativa no seu espaço.

    Aproveitando o e-mail, gostaria de saber se você deseja receber algumas informações publicadas no nosso blog ao longo da campanha. Participe da nossa rede!

    Qualquer dúvida estou à disposição,


    Um abraço,

    Vitor
    www.diamundialdaar.com.br
    diamundialdaar@maquina.inf.br

    ResponderExcluir