quinta-feira, 10 de setembro de 2009

ÚLCERAS DE PRESSÃO EM PÉ DIABÉTICO

O diabetes mellitus (DM) é um dos problemas de saúde mais importantes da atualidade, por ser uma doença com elevada morbidade e mortalidade. É uma doença crônica e se caracteriza por uma variedade de complicações, entre as quais se destaca o pé diabético, considerado um problema grave e com conseqüências muitas vezes devastadoras diante dos resultados das ulcerações, que podem implicar em amputação de dedos, pés ou pernas. (Macedo et. al., 2001).

O pé diabético é uma das mais graves e onerosas complicações do DM e a amputação de uma extremidade inferior ou parte dela é geralmente conseqüência de uma úlcera no pé. (Secretária de Estado de Saúde do Distrito Federal, 2001).

O pé diabético é o conjunto de alterações ocorridas no pé do portador de DM, decorrentes de neuropatias, micro e macrovasculopatias e aumento da susceptibilidade a infecção, devido às alterações biomecânicas, que levam a deformidades. (Pace et. al., 2004).

O tratamento do pé diabético depende do grau de comprometimento do membro, considerando-se a presença e/ou gravidade de isquemia e/ou infecção. Comprometimento exclusivamente neuropático pode ser tratado com antibióticos e desbridamento. Nos casos de isquemia, a reperfusão é o objetivo. Casos mais graves podem exigir até mesmo a amputação. (Brkanitch et. al., 2002).

Conclui-se que, pé diabético é uma complicação comumente encontrada na prática clínica em pacientes que sofrem do Diabetes Mellitos, se tornando um importante desafio tanto para os profissionais médicos e os fisioterapeutas na tentativa da melhora de seus sintomas para proporcionar qualidade de vida para este tipo de paciente.

Um comentário:

  1. Podem encontrar mais informações em como tratar esta enfermidade em www.anodynetherapy.eu
    Tem lá os contactos e informação relevante.

    Obrigada e espero que esta informação ajude muita gente.

    ResponderExcluir