sexta-feira, 18 de setembro de 2009

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

A síndrome do túnel do carpo é conseqüência da compressão do nervo mediano, que passa pelo punho e inerva a palma da mão. Pode afetar uma ou ambas as mãos.

Várias são as causas de aumento das estruturas que passam pelo Túnel do Carpo. Algumas das causas que podem desencadear a doença são: trabalho manual com movimentos repetidos, pessoas que não fazem trabalhos manuais, tem associação com alterações hormonais como menopausa e gravidez (geralmente desaparece ao fim da gravidez); outras doenças associadas são diabetes mellitus, artrite reumatóide, doenças da tireóide e causas desconhecidas.

Sinais e sintomas são: dor ou dormência à noite nas mãos, principalmente após uso intensivo destas durante o dia. A dor pode ser intensa a ponto de acordar o paciente. Ocorre diminuição da sensação dos dedos, com exceção do dedo mínimo e sensação de sudorese nas mãos. A dor pode irradiar para o braço e até o ombro. Atividades que promovem a flexão do punho por longo período podem aumentar a dor. Pode ocorrer a perda da sensação dos dedos. Algumas pessoas podem apresentar até dificuldade na sensibilidade térmica.

3 comentários:

  1. Imagine que um retináculo de tendões foi altamente friccionado, o que exigiu uma cicatrização do tecido conjuntivo. Essa cicatrização aumentou a espessura do tecido o que diminuiu o espaço do túneo do carpo.
    Resumi bem?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,
    feitas as aplicações da terapia Anodyne atempadamente, é possível muitas vezes evitar a cirurgia.
    Espero que ajude,
    www.anodynetherapy.eu
    Filipa Neves

    ResponderExcluir
  3. EXERCIOS CO BOLA FISIOTERAPÉUTICA E ATÉTOCAR O TAMBORIM ME AJUOU UM POUCO.

    ResponderExcluir