sexta-feira, 27 de novembro de 2009

DISTROFIA MUSCULAR DE BECKER

É um distúrbio hereditário caracterizado por fraqueza muscular e progressiva das pernas e da pelve.

A distrofia muscular de Becker é muito semelhante à distrofia muscular de Duchenne, exceto pelo fato de progredir mais lentamente. Trata-se de um distúrbio hereditário com um padrão de herança recessiva ligado ao X - o gene está localizado no cromossoma X. Os homens desenvolverão sintomas se as mulheres transmitirem o gene do distúrbio, pois estas são portadoras desse gene.

Observa-se fraqueza muscular progressiva dos músculos das pernas e da pelve associada à perda de massa muscular (emaciação). Essa fraqueza também atinge os braços, o pescoço e outras áreas, mas não de forma tão intensa como ocorre na metade inferior do corpo. Os músculos das panturrilhas inicialmente aumentam de tamanho (como uma tentativa do corpo para compensar a perda de força muscular) e o tecido dos músculos aumentados é, eventualmente, substituído por gordura e por tecido conjuntivo (pseudo-hipertrofia). As contraturas musculares ocorrem nas pernas e nos calcanhares, provocando uma falta de habilidade para utilizar os músculos, por causa do encurtamento das fibras musculares e da fibrose do tecido conjuntivo. O desenvolvimento dos ossos é anormal, provocando deformidades do esqueleto do tórax e de outras áreas. A cardiomiopatia ocorre em quase todos os casos e o distúrbio também pode vir acompanhado de retardo mental, que não é inevitável e não piora no curso da doença. A causa deste enfraquecimento é desconhecida.
Retirado: http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000706.htm

6 comentários:

  1. Tenho um irmão com essa doença, gostaria de saber se tem como tratar ou retardar o processo.
    maiconbs@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maicon, sou fisioterapeuta e tenho algumas dicas pra te dar.

      De forma bem fácil de entender, a falta de atividade física pode deixar o músculo mais fraco,para retardar o processo, devemos praticar alguma atividade física. Mas também como neste caso as fibras musculares cansam mais fácil, se forçarmos demais este músculo, ele vai degenerar mais rápido.

      Devemos trabalhar a atividade física dentro da capacidade do seu irmão, sem que ele se canse.

      Lembrando que atividade física, é qualquer tipo de movimento que seja regular e programado.

      Procure um fisioterapeuta neurológico para orientar um treinamento para ele!

      Espero que tenha te ajudado.

      Excluir
  2. Posso fazer algumas pergunta tbm???...

    ResponderExcluir
  3. tenho distrofia muscular de becker, eu posso trabalhar meus musculos numa academia orientando por um professor ou personal treine ..

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O meu marido tem destrofia muscular de becker havera algum tratamento alem da fisioterapia se ouver eu queria saber sobre isso

    ResponderExcluir