O termo câncer procede de uma comparação entre a morfologia de um caranguejo, cuja as patas articuladas deste crustáceo manifestam aparência com as projecções tutorais, penetrando em diversos tecidos do corpo. A essa capacidade disseminadora de forma imperceptível ao sistema de defesa do organismo, caracteriza o estado de metástase.
Sendo a origem de um processo tumoral associada à multiplicação anómalas das células em discordancia a qualquer controle orgânico de ordem genética, ocasionando o surgimento de uma mutação proporcionada devido alteração na estrutural de um gene, podendo ser: uma translocação, uma inversão ou uma delação de nucleotideos.
De modo geral é uma doença com desenvolvimento progressivo, afectando a capacidade funcional das células, tecidos e órgãos atingidos, podendo levar anos até que o tumor alcance a proporção de um nodulo considerável, ou tamanho relativo a 1cm3, coincidindo na maioria dos casos com a dimensão quando costuma ser identificado por meio de auto-exame.
PRINCIPAIS CAUSAS DO SURGIMENTO DE UM CÂNCER
- Substancias químicas, por exemplo, conservantes alimenticios e defensivos agrícolas
- Exposição demasia a radiação, por exemplo, ultravioleta
- Causas virais, por exemplo, câncer no fígado motivado pelo vírus da hepatite B
- Proporções de natureza hereditária associadas a condicionantes ambientais, por exemplo, stress, podendo ocasionar no aparecimento de câncer no pâncreas
- Entre outros fatores como o estilismo e o tabagismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário